Qual receita está procurando?

terça-feira, 8 de setembro de 2020

FRITATA DE ESPAGUETE COM FRANGO E CALABRESA (ADAPTADA DE RITA LOBO)

 


Para 4 pessoas

200 g de espaguete cozido

6 ovos

4 colheres de sopa de creme de leite

½ calabresa em cubinhos

½ peito de frango cozido e desfiado

½ xícara de queijo parmesão ralado

½ cebola cortada em tiras

3 colheres (sopa) de azeite

1 colher de café de pimenta calabresa

Noz moscada ralada a gosto

Sal a gosto

 

MODO DE PREPARO

1. Essa receita é pensada para aproveitar as sobras de espaguete cozido (mas você pode cozinhar 200g de macarrão cru). O ideal é usar a massa que foi servida com um molho básico de azeite ou manteiga. Mas se o espaguete tiver sido preparado com um molho mais encorpado, como bolonhesa ou de tomate, também dá certo. Nesse caso, deixe escorrer o excesso de molho, para a massa aderir melhor aos ovos.

2. Em uma frigideira grande e antiaderente, frite as calabresas até dourarem e depois coloque a cebola e deixe que fiquem transparente e só então acrescente a essa mistura o peito de frango desfiado e a pimenta calabresa.


3. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela média. Bata bem com um garfo para misturar as claras com as gemas, tempere com uma pitada de sal, com a noz moscada, o creme de leite e misture o queijo parmesão ralado.

4. Adicione o espaguete cozido (frio) aos ovos e misture bem com uma pinça.

5. acrescente as carnes e misture muito bem até tudo ficar bem distribuído uniformemente.

6. Leve uma frigideira antiaderente com cerca de 20 cm ou mais ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e gire a frigideira para untar todo o fundo – pode parecer muito azeite, mas esse é o segredo para deixar o macarrão que já está molenga crocante e dourado por fora. Transfira o macarrão com ovos e pressione delicadamente com uma espátula para deixar o formato bem redondinho

7. Doure o macarrão em fogo médio por 2 minutos. Abaixe o fogo, tampe a frigideira e mantenha em fogo baixo por cerca de 5 minutos, ou até que a base da fritata esteja dourada e as laterais firmes.

8. Nesse ponto da receita você vai decidir: Se a sua frigideira tiver um cabo de metal que possa ir ao forno, coloque nele pré-aquecido, por 15 min.  Ou se preferir, cubra a frigideira com um prato raso grande, com a palma de uma mão segure o fundo do prato e com a outra mão vire a frigideira de uma só vez. Volte a fritata para a frigideira e, com a espátula, acomode as bordas. Aumente o fogo para médio para dourar o outro lado também por 2 minutos.

9. Abaixe o fogo e deixe a fritata terminar de cozinhar por mais 3 minutos, ou até firmar completamente e a base ficar bem dourada – esta etapa do cozimento é feita sem a tampa, para garantir uma superfície crocante. Para verificar o ponto, levante a borda da fritata delicadamente com a espátula de silicone.

10. Transfira a fritata para uma tábua e sirva a seguir com pedaços de burrata e salada de rúcula com tomatinhos.

 

OBS: a fritata também pode ser preparada com antecedência e servida em temperatura ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta receita? Deixe aqui seu comentário