O que está procurando?

Brigadeiro nova apresentação e história

Um pouco de História

Brigadeiro é um doce brasileiro criado na década de 1940, comum em todo o país e normalmente presente nas festas de aniversário, junto com o cajuzinho e beijinho.


Os ingredientes do brigadeiro são leite condensado, achocolatado em pó, manteiga e chocolate granulado para a cobertura. Pode ser feito tanto no fogão quanto no forno de microondas.
O nome do doce é uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes. Nos anos de 1946 e 1950, o militar candidatou-se à presidência da República pela UDN. Pelo físico avantajado e boa aparência, o candidato conquistou um grupo de fãs do Pacaembu, bairro de São Paulo, que organizaram festas para promover sua candidatura.

O doce foi criado durante a primeira campanha do candidato à presidência, pela conservadora UDN, logo após a queda de Getúlio Vargas. A guloseima feita de leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate tanto agradou que, numa das festas de campanha, sua esposa fez o doce para arrecadar fundos. Há outras versões bastante similares a essa sobre a origem do nome do doce: Mulheres do Rio de Janeiro, engajadas na candidatura de Eduardo Gomes, faziam "negrinhos" que vendiam para ajudar o fundo de campanha; outros diziam que Heloísa Nabuco, de tradicional família carioca que apoiava o brigadeiro, criou um tipo de doce, ligeiramente diferente da versão atual, e o denominou com a patente do candidato preferido.
Como as festas dos correligionários e cabos eleitorais eram muito disputadas pela população, estes logo começaram a chamar os amigos para irem comer o "docinho do Brigadeiro". Com o tempo o nome de "brigadeiro" acabou sendo dado ao doce (mais tarde feito com leite condensado). Apesar do apoio recebido, a eleição foi vencida pelo então general Eurico Gaspar Dutra.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brigadeiro_(doce)

Ontem fiz uma nova versão do brigadeiro no copinho de chocolate ( sem ser de silicone)
Ele fica assim:

Pois é, usei as forminhas de papel como base. Com um pincel "pintei" as forminhas por dentro e colocava-as emborcadas na geladeira até o chocolate endurecer, dei umas duas mãos de chocolate além da primeira para reforçar.


Depois é só tirar o papel e colocar uma bola de brigadeiro frio e o arremate que no caso usei raspas de chocolate.

2 comentários:

  1. César, amei a idéia das forminhas... Super criativo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela paciencia e criatividade, ficou ótimo.

    ResponderExcluir

O que você achou desta receita? Deixe aqui seu comentário